História e Ministério PDF Imprimir E-mail


 

1 - Ministério e propósito
2 - Resumo da história da Igreja
3 - Responsabilidades espirituais e oficiais
4 - Documentos relevantes


1. MINISTERIO E PROPÓSITO

 

O Ministério da Igreja é de dar a conhecer a todas as pessoas do concelho de Espinho e a outras que nos visitem, a vontade de Deus para o presente que vivemos e para o futuro revelado nas escrituras. Ensinamos que Jesus Cristo é o Deus-Homem que está sentado no Trono de Deus, no Céu.
Ensinamos que há 2000 anos atrás Jesus foi protagonista da realização do plano de Deus-Pai para a salvação da humanidade (homens e mulheres), que estão condenados à separação eterna de Deus, devido ao pecado.
Ensinamos que o sacrificio de Jesus na cruz é unico e suficiente para a salvação de todo aquele que nele crê.
Agora o homem pode reconcialiar-se com Deus e alcançar a vida eterna, bastando para isso receber de Graça e pela fé a salvação que Jesus oferece conforme se lê em Efesios 2.8-9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie" .
O que precisa de fazer? Diz Actos 3.19: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor. em em Romanos 10.9-11 diz:...Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;  pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.

É propósito da Igreja Evangélica em Silvalde:
1 - Ensinar o Plano de Deus para a salvação eterna, através da Bíblia Sagrada.
2 - Exortar e edificar na verdade e no conhecimento da Graça de Deus todos os crentes em Jesus
3 - Prestar culto a Deus. Engrandecer, honrar e adorar o Deus-Pai Todo-Poderoso e Criador, assim como Jesus (Deus) - O Senhor e Salvador.

Convidamos o estimado leitor a conhecer mais do amor de Jesus Cristo por si, visitando-nos ou escrevendo-nos.


 


2. RESUMO HISTÓRICO

 

A Igreja Evangélica em Silvalde, foi fundada por um grupo de pessoas que sentiam a necessidade de anunciar Jesus como Senhor e Salvador, mas também pugnavam pela pureza do ensino da sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 5 de Novembro de 1976, Amadeu Gomes, Augusto Santos, Samuel Pereira, José Manuel P.Gomes, António de Oliveira, Manuel Santos, Cristóvão Carvalho, entre outros, iniciaram reuniões de pregação do evangelho, escola biblica dominical e culto de Ceia do Senhor na casa do primeiro, com uma adesão inicial de cerca de 50 pessoas que a superlotavam .

Apesar da maioria dos assistentes residirem na freguesia de Silvalde, o local de culto era na Rua 12 e por isso a Assembleia era conhecida por "Igreja Bíblica de Espinho".

Em 28 de Dezembro de 1980, a igreja transferiu-se para instalações cedidas por Madalena Pinto, na Rua da Fonte - freguesia de Silvalde e a partir de então a Assembleia ficou a ser conhecida por "Igreja Evangélica em Silvalde-Espinho".

Durante 8 anos foi possível juntar naquele salão, com capacidade para 40 pessoas, um conjunto de crentes que oravam, estudavam a Palavra de Deus e pregavam a salvação em Jesus Cristo, através da fé na Obra que realizou para a expiação do pecado do homem.

Em 4 de Janeiro de 1984, a igreja constituiu-se como associação religiosa.

A partir de 25 de Dezembro de 1988, e ao longo de 16 anos, esta Assembleia de crentes reuniu-se num salão alugado, com capacidade para 70 pessoas, no Largo Senhora das Dores, nº2 - Silvalde.
Mas a partir de
 27 de Novembro de 2005, a Igreja deu continuidade ás suas actividades numa nova casa de oração com capacidade até 100 pessoas, agora, sita na Rua do Figueiredo, nº 605 (ao lado da da Junta de Freguesia).

As actividades evangélicas são semanais, a saber o, Ensino das Escrituras, Oração, Reuniões para edificação e crescimento cristão, reuniões especificas para adultos, jovens, crianças e adolescentes e ainda culto de Ceia do Senhor e Pregação do Evangelho. Outras actividades ao longo de cada ano são realizadas, como baptismos, conferências, e distribuição de literatura evangélica, entre outras.

 

3 - RESPONSABILIDADES

A Igreja Evangélica em Silvalde submete-se á suprema autoridade e soberania de Jesus Cristo, como Guia, Dirigente e Cabeça do Seu Corpo Místico, e tem como unico padrão de regra de fé e prática - a Biblia Sagrada.
A orientação espiritual da igreja está confiada aos Anciãos, também denominados Presbiteros,  reconhecidos pela Assembleia dos crentes, e tem um conjunto de departamentos coordenados pelos anciãos e diáconos.
No presente os cultos espirituais (adoração, louvor, oração...) são da responsabilidade dos Presbiteros Samuel Pereira e Marco Roque secundado pelo diáconos Joaquim Amorim.


Outros ministérios são coordenados por irmãos reconhecidos pelo seu dom ou serviço, a saber: 

  Departamentos:
- Musica: Marco e Miriam Roque; Joaquim e Lidia Amorim; Toni Silva, Filipe Roque e Paulo e João Miranda.
- Comunicação: Samuel Pereira.

Ministérios específicos:
- Apresentação de cultos:
Samuel Pereira, Marco Roque, Joaquim Amorim.

Evangelismo: Joaquim Amorim, Samuel Pereira, Marco Roque, Ricardo Sousa, Odilia Marinhão.

A Direcção da Associação Religiosa (2021 e ss.)é constituída pelos irmãos Samuel Pereira (Presidente), Joaquim Amorim (Secretário), Marco Roque (Tesoureiro), e Daniel Soares e José António Rocha (Vogal),

O Conselho Fiscal (2021 e ss.) é constituído por: Gracinda Pereira(Presidente) Ricardo Sousa (relator) e José Leite (Secretário).

 


 

4 - DOCUMENTOS RELEVANTES DA IGREJA.

Regulamentos Internos

Imprimir

E-mail

Organização funcional da Igreja Evangélica em Silvalde.

(ler aqui)

Declaração de Fé

Imprimir E-mail

Princípios básicos em que cremos.

(ler aqui)

 

 
Próximo >
 
up
up